Que contribuições ciência e práticas jurídicas trazem para a efetivação da cidadania e da justiça social? Em 10 painéis e quatro conferências, o X Congresso de Direito da Associação Caruaruense de Ensino Superior reune mais de 850 estudantes e profissionais da área para refletir sobre tais questões.

O evento acontece desde ontem e encerra no próximo sábado, 15, no Campus Universitário Tabosa de Almeida, sendo ocasião para se trazer a Caruaru estudiosos de renome internacional. É o caso de Kurt Madlener (Universität Freiburg – Alemanha) e Cezar Bitencourt (Universidad Pablo Olavide – Espanha), e nacionais, como Ana Sabadell (Universidade Metodista de Piracicaba/SP), Aury Lopes Jr. (PUC-RS), Belize Câmara (MPPE), Bruno Galindo (UFPE), Cláudio Brandão (UFPE), Danielle Andrade e Silva (Juíza Federal – PE), Gustavo batista (UFPB), João Dornelles (PUC-RJ), Katie Aguello (UFPR), Oswaldo do Valle Filho (Unipê / Fesmip-PB) e Ricardo de Brito (UFPE).

O evento abriu também a possibilidade para que estudantes apresentassem os resultados de seus estudos. Ao todo, seis Grupos de Trabalho de diversas especialidades enriqueceram ainda mais o conteúdo oferecido pelo Congresso.

O homenageado deste ano foi o advogado Roque de Brito Alves, vice-presidente regional da Associação Internacional de Direito Penal. Na coordenação geral estavam os professores Ademário Tavares, Clarissa Marques, Edmilson Maciel Jr., Roberta Cruz, Saulo Miranda e Walber Agra.

Novas publicações são lançadas

Seis livros, produzidos por participantes do Congresso, chegaram ao público  pela primeira vez. Foi o caso da obra “Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: uma perspectiva relacional”, de autoria da coordenadora adjunta do curso de Direito da Asces, Clarissa Marques. O trabalho é resultado de sua pesquisa de mestrado.

Editoras e livrarias jurídicas marcaram presença na feira de livros e bazar de revistas da área. Todos os participantes receberam CD-ROM com os anais eletrônicos dos trabalhos aprovados para apresentação no evento. Esta foi mais uma inovação do encontro que já se tornou referência no interior do Nordeste.

Mais informações sobre o Congresso acesse o site especial:  www.asces.edu.br/congressodireito2007.

Confira também fotos da noite de abertura aqui.