A formação no ensino superior não acaba quando se conclui a graduação, o estudante tem a opção de continuar sua vida acadêmica através de uma especialização, além de ingressar em mestrados e doutorados. Essa última opção tem sido uma das que mais cresce entre os alunos que concluem seus cursos na Asces-Unita, tudo isso baseado na formação que a instituição oferece aos seus estudantes através do incentivo para a produção científica, são diversas atividades que o estudante tem disponível desde o 1º semestre como a Monitoria, no qual o estudante vive um laboratório onde dá início em atividades docentes. Uma outra atividade muito procurada pelos alunos são as produções científicas que são fomentadas pelos grupos de pesquisa existentes na IES, além dos projetos de extensão.

Alunos e egressos dos diversos cursos de graduação que compõem a Asces-Unita tem obtido resultado de destaque nas seleções de mestrado que acontecem na região, como por exemplo a estudante Bruna Fernanda Silva que conclue em 2016.2 seu curso de Fisioterapia e foi aprovada em dois mestrados distintos pela Universidade Federal de Pernambuco, sua fórmula do sucesso? segundo Bruna "agarrar todas as oportunidades que a instituição de ensino dispõe, se dedicar na pesquisa, publicação de artigos, participação em seminários e congressos, além claro, de identificar desde os primeiros períodos que a formação na graduação é uma das etapas que fundamentam o resultado positivo em seleções de mestrado, residência e até seleções para cargos públicos em geral" a estudante de Fisioterapia obteve bolsa de estudos para continuar seus estudos, agora em nível de mestrado, resta a Bruna definir em qual programa de mestrado irá seguir sua vida acadêmica.

Um dos principais pilares que sustenta a qualidade do ensino no Centro Universitário Tabosa de Almeida é exatamente todas as políticas de fomento e núcleos voltados especialmente para que os alunos possam ter aporte na produção científica, como a manutenção do Comitê de Ética em Pesquisa, responsável por aprovar pesquisas que lidem com seres humanos e animais. Além da realização da Semana de Iniciação Científicaque ocorre anualmente, e é um dos exemplos de forte atuação da Asces-Unita no incentivo às produções de acadêmicos e docentes, ao reunir trabalhos de professores e estudantes, muitos deles realizados com bolsas de pesquisa fornecidas pela própria Instituição.

Outra estudante que concluiu sua graduação em bacharelado em Educação Física em 2016.1, é a jovem Widjane Sheila que obteve a 5ª classificação na seleção do mestrado em Ciências da Saúde, numa seleção que obteve 74 concorrentes para 20 vagas disponibilizadas pela UFPE, a egressa confirma "que o apoio encontrado na graduação, através do incentivo para a produção científica foi de extrema importância para que sua aprovação no mestrado obtivesse êxito" seu projeto aprovado na seleção do mestrado obteve conceito máximo da banca examinadora, seu projeto intitulado "Relação familiar e obesidade infantil: Quais as repercussões dessa associação para a saúde da criança?" é uma cooperação entre Brasil-Austrália, país que acolheu a estudante durante seu intercâmbio que foi intermediado pela Asces-Unita.

Comitê Científico

Constituído por um corpo docente (mestres e doutores) de diversos cursos, o setor contempla membros da área de saúde, humanas e ciências sociais aplicadas que avaliam os trabalhos em reuniões mensais. Entre os estudos analisados, estão trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, além dos relacionados à Iniciação Científica (INICIA) e grupos de pesquisa.

As notícias boas relacionadas aos alunos que são selecionados e se destacam nas avaliações de mestrado não param de chegar a instituição, as egressas de Fisioterapia Tamires Kelly Neves Souza e Lílian Mª Melo da Silva são destaque na seleção para o mestrado em Ciências da Saúde, como também a jovem Rafaela Barbosa da Silva que após concluir Enfermagem na Asces-Unita está prestes a finalizar seu mestrado e já leciona. Ao longo do tempo egressos que rumaram a vida acadêmica voltam a própria instituição, inclusive como professores da Asces-Unita, valorizando assim a educação em nossa região e estimulando novos estudantes que pretendem trilhar o mesmo caminho de seus mestres.