Com o princípio de promover atividades que visam o desenvolvimento da capacidade física e a formação desportiva de crianças e adultos, os profissionais de Educação Física são responsáveis pelo acompanhamento de atividades esportivas, promoção da saúde, formação, preparação, condicionamento de atletas, sempre mostrando o verdadeiro significado e importância que têm os exercícios na qualidade de vida das pessoas.

Entre as principais características desse tipo de profissional está o trabalho em grupo e o  espírito de liderança, já que normalmente atuam como técnicos, preparadores físicos, coordenadores de equipes e organizadores de eventos.

Atualmente, há uma tendência crescente à valorização deste tipo de profissional, graças ao poder da prática esportiva em integrar os alunos à escola, ensinando-lhes o valor da obediência às regras e da disciplina, além de despertar o espírito de luta, perseverança e autoconfiança.

Por lei, é obrigatório o ensino de educação física nos ensinos fundamental e médio. E as áreas que mais empregam são as escolas e academias de ginástica, além de serem requisitados como personal-trainers e auxiliarem em programas de reabilitação e fisioterapia.

As áreas de atuação
do profissional de educação física são as mais variadas possíveis:

– Clubes esportivos, como administrador, técnico desportivo ou preparador físico de equipes representativas;
– Academias de ginástica e musculação, como orientador de atividades;
– Centros de pesquisas e laboratórios de fisiologia do exercício, como pesquisador e orientador de pesquisas científicas na área do movimento humano;
– Centros esportivos de empresas, como coordenador, programador e executor de atividades de lazer;
– Associações de classe e comunidades de bairros, como orientador e incentivador da prática de atividades físicas, instrumentos de lazer e recreação;
– Atividades assistenciais, no planejamento e realização das mesmas.

Perfil do profissional

O profissional de Educação Física deve criar o hábito da atividade física, educar os movimentos, desenvolver a força, aumentar a flexibilidade, enfim, tudo o que está ligado à nossa cultura corporal. Segundo dados do Conselho Federal de Educação Física (Confef), há cerca de 160 mil profissionais registrados em todo o país. Para atuar na área, é preciso ter registro no conselho seja bacharel ou licenciado.

Em Caruaru, a Asces pensando no desenvolvimento humano trouxe o primeiro bacharelado da área no Norte-Nordeste do Brasil, autorizado pelo MEC através da Portaria n.º 3.171, publicada em 31/10/2003. As primeiras turmas começaram a funcionar no ano de 2004. São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas. Como maior reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição, o bacharelado da Asces acaba de receber o Conceito 4 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007, tendo formado sua primeira turma, em dezembro do mesmo ano.