É comemorado no dia cinco de setembro, o dia mundial da Campanha de Conscientização sobre Linfomas, o trabalho que visa mostrar a importância do diagnóstico precoce, acontece simultaneamente em 20 países. No Brasil, a data foi marcada com atividades realizadas em seis cidades: São Paulo, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Curitiba e Recife.

A promoção foi da Associação Brasileira de Linfomas e Leucemia (Abrale), junto com o Serviço Social do Comércio (Sesc) que promoveram orientação sobre a doença em locais movimentados dos seis centros. 

O linfoma é um tipo de câncer que atinge o sistema linfático, pouco conhecido e que tem aumentado muito o nível de incidência. Segundo últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2004 foram registradas 3.194 mortes por linfoma no Brasil, uma média de 8,5 mortes do dia. No entanto, apenas 12% dos brasileiros conhecem a doença.

A desinformação também acontece nos outros países. Apesar do linfoma ser a quinta neoplasia (câncer) em freqüência no mundo, com cerca de mil pessoas diagnosticadas por dia, pesquisas mostram que 74% da população mundial não sabe que linfoma é um tipo de câncer e mais de 30% desconhece a existência da doença.

O tratamento pode variar de acordo com o estágio e tipo da doença. Há casos de linfomas chamados indolentes, em que a doença não é tratada, apenas existe o controle dos sintomas. Outras informações podem ser encontradas no site da Abrale ou pelo telefone 0800 773 99 73.