Pernambuco passa a ter o único espaço especializado a realizar transplantes de fígados em crianças no Nordeste. O Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) acaba de inaugurar uma unidade pediátrica e um laboratório de patologia e amplia o atendimento infantil e passa a realizar biópsias no local. A previsão é que os dois serviços tenham a demanda dobrada, nos próximos meses.

Segundo a presidente do instituto, a hepatologista Leila Beltrão, a instituição que não tem fins lucrativos e presta serviço gratuito, atende a uma média de 80 crianças por mês e realiza cerca de 20 biópsias mensais. “Existe uma carência muito grande em relação ao atendimento especializado às crianças com problemas do fígado e do aparelho digestivo. Nosso objetivo é suprir a demanda reprimida no Estado”.

Inaugurado em maio de 2005, na Rua Arnóbio Marques, em Santo Amaro, área central do Recife, o IFP é mantido por doações e parcerias públicas. O investimento para a ampliação foi de R$ 1,5 milhão.