A inauguração de um dos mais modernos fóruns das comarcas do Interior do Norte e Nordeste será no dia 9 de novembro. O projeto foi realizado pela equipe da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a obra está sendo coordenada pelo seu gestor, o diretor de Infra-Estrutura do TJPE, Henio Siqueira Santos. Até agora, já foram concluídos 80% da estrutura, que possui três pavimentos, sub-solo e coberta.

O prédio terá toda a estrutura requerida para serviços jurisdicionais: Tribunal do Júri com 212 poltronas, posto bancário, salas para Defensoria Pública, Ministério Público e OAB, 15 varas, depósito geral, arquivos de bens apreendidos, lanchonete e estacionamento com 100 vagas para o público, 28 vagas para magistrados e mais 4 exclusivas para pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade do prédio não foi esquecida: o deficiente motor transita em todo o prédio sem auxílio de acompanhante, pois as inclinações das rampas e as larguras da portas são adaptadas para sua locomoção. No lugar do antigo fórum ficarão localizados juizados especiais da cidade.

Hênio Siqueira Santos explica ainda que, para a construção de uma obra tão econômica, foi fundamental a simplicidade do seu projeto arquitetônico, feito pela DEA. "No Fórum de Caruaru, não há espaços vazios, todos são úteis, pois a sua estrutura é linear", afirmou. Na construção, foram implementadas tecnologias simples, mas inteligentes, como os painéis de vidro (pele de vidro) para aproveitar a luz solar como energia elétrica.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJPE.