Entre dois e cinco de setembro acontece em Atibaia, São Paulo, a 24ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, SBPqO. A Asces estará representada no evento com a apresentação de dois trabalhos. Os alunos José Eudes de Lorena Sobrinho e Jennyfer Christian Araújo, ambos do sexto período de Odontologia, vão apresentar a pesquisa intitulada “Percepção do Adolescente sobre a influência do Tabagismo na Saúde Bucal”.

O trabalho foi realizado sob orientação das professoras de Odontopediatria, Ana Flávia e Valdenice Aparecida Menezes e teve a participação de 280 adolescentes pesquisados de todos os níveis sociais. “Os adolescentes entrevistados demonstraram maior preocupação nos problemas de mal hálito, tártaro, cáries, escurecimento dental e em um número muito pequeno o câncer bucal, que deveria ser prioridade”, disse o aluno José Eudes.

Já as professoras Rossana Barbosa Leal e Valdenice Menezes irão apresentar o trabalho “A Avaliação da Qualidade de Vida de Asmáticos e sua Relação com a Respiração Oral”. “Percebemos com o estudo, que através da anamnese e do rápido encaminhamento aos profissionais de saúde responsáveis, há um aumento significativo nos índices de qualidade de vida do asmático”, disse a mestre em Odontopediatria Rossana Barbosa Leal.

“O mais importante é que estes trabalhos não fiquem apenas no âmbito acadêmico e sim que eles passe para a esfera da Saúde Pública”, concluiu.