Ao mesmo tempo que é anunciado a construção de um museu em memória das cerca de 170 mil pessoas que morreram no tsumami no Oceano Índico em 2004, é divulgado que a Indonésia é o país mais vulnerável a desastres naturais no mundo.

Localizado na província de Aceh, o museu está orçado em aproximadamente 7,4 milhões de dólares e será um prédio similar a uma tradicional casa elevada em estacas, disse Ridwan Kamil, o arquiteto que venceu a competição para desenhar a obra.

Os nomes dos habitantes de Aceh que morreram no tsunami vão ser inscritos em um átrio na forma de chaminé, disse arquiteto responsável.

O país tem 13% de vulcões ativos do mundo e é afetada por 11% dos grandes terremotos que ocorrem no planeta. “Provavelmente é o país mais vulnerável aos desastres naturais”, destacou o chefe do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Européia (ECHO) para a Indonésia e Timor-Leste, Carlos Afonso.

O Governo da Indonésia preparou uma Lei de Gestão de Desastres Naturais para passar da resposta à prevenção de catástrofes. A província de Aceh foi a mais atingida pelo tsunami, deixando um saldo de 170 mil pessoas mortas ou desaparecidas.