A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no país. Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.

Especialistas indicam que além de cuidados com alimentação e da prática de atividade física, as mulheres de todas as idades devem fazer anualmente o exame das mamas. E, todo o mês, o auto-exame. Havendo alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente o médico.

Após os 35 anos de idade, é preciso fazer também a mamografia. Um exame que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é feito por apenas 10% das brasileiras nessa faixa etária, porque os poucos aparelhos que existem no país estão concentrados no Sul e Sudeste.

Um fator que pode prejudicar muito a situação das mulheres brasileiras é que Apenas 9% dos municípios brasileiros são contemplados com mamógrafos, aparelhos que fazem a mamografia, e eles estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste, comentou o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, em entrevista.

Históricos familiares da doença é um dos mais comuns fatores de procurar atendimento médico, embora muitas vezes, a doença é silenciosa. Para ajudar a combater a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou a campanha “Câncer de mama tem cura”, que tem a atriz Taís Araújo como garota-propaganda.

Apesar de também atingir os homens, a doença é predominantemente feminina. Segundo a entidade, em cada 200 casos, 199 atingem mulheres.

Com informações da Agência Brasil.