O curso de Enfermagem da Asces está participando da 1ª Jornada do Agreste Pernambucano de Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e Central de Material e Esterilização (CME), que acontece hoje e amanhã (08 e 09), no auditório do Shopping Difusora, em Caruaru.

Segundo a Presidente do Coren-PE, Célia Arribas, o evento, que tem como objetivo discutir questões referentes à atuação do enfermeiro na área cirúrgica, é uma oportunidade de aprimoramento do futuro profissonal de enfermagem. “Essa Jornada atende a uma demanda dos estudantes do Agreste, que buscam se capacitar cada vez mais na profissão que escolheram. Na faculdade, eles recebem o conhecimento necessário para se tornar um enfermeiro, mas através de iniciativas como essa acabam tendo acesso a novas informações, a opiniões e trabalhos de diferentes especialistas da área”, afirmou Célia.

A Jornada foi idealizada pelo Grupo de Estudos de Enfermeiros em CC/ CME e RPA de Pernambuco e contou com o apoio de diversas entidades, como a Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Pernambuco (Aben-PE), o Coren-PE e o Centro de Estudos do Hospital Regional do Agreste Dr. José Barreto. A Asces também integra a lista de parceiros. De acordo com a coordenadora do evento, Salete Jordão, essas parcerias foram fundamentais para a realização da Jornada. “Sem a ajuda das entidades e das intituições de ensino de Caruaru, o evento não teria acontecido. A Asces nos apoiou diretamente, auxiliando na organização do encontro. Além disso, muitos professores da Faculdade estão participando da programação e  fizeram parte da idealização do projeto.”

A realização da Jornada em Caruaru motivou estudantes e profissionais da área, que lotaram o auditório do Shopping Difusora no primeiro dia do evento. Cerca de 100 alunos de Enfermagem da Asces participam das programações. Para a estudante do 3º módulo do curso, Manoela Tabosa, iniciativas como essa são muito bem-vindas. “Na região, faltam eventos desse tipo. Nós, estudantes de Enfermagem, dificilmente temos a oportunidade de participar de algum. A realização dessa  Jornada é muito importante porque, através dela, podemos conhecer novas técnicas de trabalho”, destacou