Foi inaugurada na última quinta-feira, 23, a sede da Secretaria Seccional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, em Caruaru. A solenidade foi marcada pela presença do Dr. Marco Antônio Raupp, presidente nacional da SBPC; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Caruaru, Ivânia Gomes Porto, entre outros convidados.

O secretário seccional da SBPC Caruaru, Paulo Muniz, diretor-presidente da Asces, destacou a importância da secretaria seccional. “Este ato coloca-nos na vanguarda das várias iniciativas que visam difundir e qualificar as pesquisas científicas e inovações tecnológicas desenvolvidas nas instituições e órgãos de ensino e pesquisa existentes na região e permitirá, sem dúvida, um crescimento na produção de ciência e conhecimento”, declarou o professor Paulo Muniz Lopes.

“Esperamos que a seccional Caruaru possa dar sua importante contribuição ao fomento da pesquisa para todo o interior do Estado, para o Nordeste e o para o Brasil”, disse o presidente nacional da SBPC, Dr. Marco Antônio Raupp.

Na ocasião, foi promovido uma mesa-redonda com os convidados, na qual foi debatido o tema: “O papel da SBPC e das entidades de fomento na difusão da ciência para além das áreas metropolitanas”. Com a inauguração da seccional, Caruaru passa a ser a terceira cidade localizada no interior dos Estados a ter uma Secretaria do SBPC, fato que acontece em Londrina – PR e em Campinas – SP.

A SBPC foi fundada em 1948 e é uma entidade civil, sem fins lucrativos com o objetivo de defender a ciência e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Na sexta-feira, toda a comissão da SPBC nacional, regional e seccional realizou uma visita ao Governador Eduardo Campos para a apresentação de projetos e a realização de convênios.

Confira aqui a entrevista completa com o presidente na SBPC nacional Marco Antônio Raupp.