De acordo com o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil de 2005, a dependência do álcool tem aumentado. Em 2001, 11,2% das pessoas com idade entre 12 e 65 anos eram dependentes. Já em 2005, esse índice aumentou para 12,3%. Os dados também indicam o consumo de álcool em faixas etárias cada vez mais precoces.

Sabendo desta realidade, o Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira, uma campanha publicitária alertando sobre os riscos e danos associados ao consumo de bebidas alcoólicas. São três propagandas que enfocam o uso cada vez maior de álcool entre adolescentes e a relação direta das bebidas alcoólicas com a violência e os acidentes de trânsito. 

As peças que serão veiculadas na televisão e no rádio levantam temas como: ‘O que a Propaganda não mostra’, ‘Adolescentes – bebida não é brincadeira’ e ‘Trânsito – bebida não é só diversão’. 

O ministro José Gomes Temporão informou que a campanha publicitária tentará conscientizar de maneira “transversal”, envolvendo parcerias com os ministérios da Educação, da Cultura e do Esporte.  

O Ministério da Saúde considera excessivo o uso de bebidas alcoólicas que ultrapassa o limite de cinco doses por dia.

Clique aqui para conferir o VT produzido pelo Ministério da Saúde.