Pesquisa divulgada no Journal of the National Cancer Institute mostra que comer brócolis e couve-flor com regularidade, ajuda a reduzir no homem o risco de desenvolver formas agressivas de câncer de próstata.

O estudo feito com mil e trezentos voluntários, todos, vítimas da doença, comprovou a pesquisa. Os cientistas consultaram os pacientes sobre seus hábitos alimentares, durante um certo período de tempo, e, depois de submeter os dados a um processo de seleção, concluíram que essas duas verduras são as que oferecem maior proteção contra tumores agressivos na próstata.

No entanto, o que chamou a atenção dos pesquisadores é o fato de não ter sido observada qualquer associação entre a ingestão de frutas e verduras e uma diminuição no risco de desenvolvimento do câncer de próstata e sim da diminuição em até 52% para aqueles que tinham um maior consumo de verduras de coloração verde escuro e da família das crucíferas – brócolis e couve-flor, por exemplo.

Entidades ligadas à prevenção do câncer também alertaram para a necessidade de se manter uma dieta saudável e não atribuir importância excessiva a um alimento específico. "Quando o assunto é comida, não há nenhuma superfruta ou superverdura em particular que vai proteger você do câncer", disse Kat Arney, pesquisadora da Cancer Research UK. "Especialistas já provaram que a melhor forma de reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer é adotar uma dieta balanceada. Isso significa incluir pelo menos cinco porções diárias de uma variedade de fruta e verduras, incluindo brócolis e couve-flor". 

Com informações de Agências.