Nesta quarta, 08, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 20% dos adultos brasileiros possuem colesterol alto, ou seja, esse inimigo silencioso atinge 1 em cada 5 pessoas no País.

A pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi em 2005, diagnosticou que 87,5% das pessoas que têm consciência do diagnóstico de colesterol alto não tratam e nem controlam esse distúrbio metabólico. “Esta é uma realidade muito preocupante, já que, como a doença não causa nenhuma dor, acontece o descuido por parte dos pacientes e esse descuido pode chegar a ser fatal”, disse o farmacêutico e coordenador do curso de Farmácia da Asces, João Eudes.

No entanto, ainda existe muitas pessoas que não sabem na verdade o que é o colesterol.
O colesterol é a gordura da alimentação absorvida no intestino que entra na corrente sanguínea, sendo transportada por proteínas até formar o complexo lipoproteína (lipo = gordura). As principais lipoproteínas são: HDL (conhecido como o bom colesterol), o LDL (denominado o mau colesterol) e o VLDL.

A maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio corpo, cerca de 70%, no fígado, enquanto que apenas 30% provém da alimentação. Existem pessoas que já nascem geneticamente destinadas a serem grandes produtoras dessa substância.

Necessário para a manutenção de algumas funções no organismo, o colesterol em níveis altos, oriundos de distúrbio genético somado à alimentação incorreta, as artérias são obstruídas por blocos de gorduras, que interrompem a irrigação normal do sangue levando às lesões e até morte da região atingida.

Entre os principais problemas estão o infarto e a obstrução de artérias que irrigam o cérebro, o que pode acarretar um acidente vascular cerebral, conhecido pela sigla AVC.

“É importante ressaltar que o diagnóstico só pode ser feito por meio de análises bioquímicas. E daí a necessidade da realização de exames periódicos”, disse o coordenador que lembrou outra forma de combater a doença, evitando o sedentarismo.

Alimentos que aumentam o colesterol:
Bacon, biscoitos amanteigados, camarão, carnes vermelhas "gordas", chantilly, creme de leite, doces cremosos, frituras, gema de ovos, lagosta, lingüiça, mortadela, peles de aves, queijos amarelos, salsicha, sorvetes cremosos e vísceras.
 
Alimentos que previnem ou ajudam a baixar o colesterol: 
Aipo, ameixa preta, amora, aveia, azeite de oliva, bagaço da laranja, cenoura, cereais integrais, cevada, couve-de-bruxelas, couve-flor, damasco, ervilha, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão, figo, mamão, mandioca, pão integral, pêssego, quiabo e vegetais folhosos.