Duas pesquisas feitas por empresas de seleção e treinamento de pessoal indicam que 72% dos universitários escolhem o curso que tem a ver com sua vocação e satisfação pessoal. Mas a pressão dos pais e a própria ansiedade do estudante podem dificultar na hora de escolher a carreira.

São mais de 200 cursos possíveis e novas faculdades surgem com uma velocidade assustadora. Por isso, quem está em dúvida deve conversar com amigos, professores e profissionais e tentar olhar o problema com distanciamento.

Dessa forma, o candidato pode perceber que não existem apenas dois caminhos: um certo e outro errado. Há várias possibilidade que levam aonde você sonha chegar.

Segundo os orientadores vocacionais, quem descobre, já na faculdade, que escolheu o curso errado, não precisa desistir de tudo. O curso errado, algumas vezes, pode ser o certo. “Posso estar ligado à medicina, sem estar dentro da medicina. Quem faz instrumentos a laser, trabalha como engenheiro”, explica a psicóloga Yvette Lehman.

Com informações do G1.