O objetivo da comissão é trabalhar junto aos coordenadores dos cursos de saúde, a realização de ações de prevenção e minimização de riscos químicos, físicos e biológicos.
 
A comissão que já existia para Odontologia precisou ser ampliada devido a chegada das novas graduações. Com a ampliação também foi elaborado o Manual de Segurança da Asces e estão sendo tomadas as medidas de gerenciamento dos resíduos sólidos em serviços saúde.

Para a presidente da comissão, a farmacêutica-bioquímica, Ana Catarina Simonetti, a implantação das medidas de segurança são fundamentais para a proteção do corpo discente da instituição. “A comissão trabalha para reduzir ao máximo qualquer risco que o aluno possa correr. Isso acaba fazendo com que ele próprio tenha em sua formação os cuidados que serão básicos para o exercício da sua atividade”, declarou a professora da Asces.
 
Entre as precauções tomadas pela comissão de Biossegurança estão a utilização dos equipamentos de proteção individuai, EPI’s e os equipamentos de proteção coletivas, EPC’s, a utilização do manual de segurança e a preocupação ergonômica para o discente.

No exemplo da utilização do formol, os discentes da Asces utilizam todos os aparelhos básicos e necessários que anulam totalmente os riscos do contato com a substância.