Foram 55 dias de greve e 28 dias sem aulas para estudantes de escolas públicas de Pernambuco. A mais longa greve da educação no Estado terminou hoje e as 1.105 escolas públicas estaduais recebem mais de um milhão de alunos que estavam em férias prolongadas.

A decisão para recompor o tempo perdido foi aumentar os turnos escolares em uma hora e aulas extras aos sábados. A medida foi adotada para não prolongar as aulas até janeiro.

Com o acréscimo de uma hora em cada turno, serão compensados 19 dias perdidos durante a greve. Mais dois dias serão repostos nos dias 20 e 21 de dezembro, quando será encerrado o ano letivo. O período de recuperação, que estava previsto para acontecer nesses dois dias, será realizado entre os dias 26 e 29 de dezembro.

Os sete dias que restam para completar os 200 do ano letivo deverão ser compensados aos sábados, sob a responsabilidade de cada escola.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação, disse ter estabelecido o compromisso, para ter a certeza de que os dias em que os alunos ficaram sem aula serão repostos. Nesta quarta-feira, está marcada mais uma reunião entre os professores, a partir das 14h, na sede do Sintepe.