O Fundo das Nações Unidas para a Infância, durante a Semana Mundial da Amamentação, trouxe com um alerta sobre a saúde. Mais de 20% de mortes neonatais podem ser evitadas quando o recém-nascido é amamentado em até uma hora após o parto.

De acordo com um estudo realizado pelo pesquisador e professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior, a primeira dose do leite materno transfere nutrientes e anticorpos fundamentais para o bebês. Ainda de acordo com a pesquisa, a dosagem de anticorpos presentes no colostro, leite com viscosidade pastosa presente nos primeiros 15 dias após o parto, não difere entre mães eutróficas e desnutridas desmistificando o tão conhecido mito do leite fraco.

"Ao nascer o bebê não possui nenhuma resistência à infecções, seu sistema imunológico é totalmente incapaz de responder a outros organismos e ao ambiente. Por isso é fundamental a alimentação com o leite materno desde o primeiro momento após o parto", disse Fabrício Andrade, mestre em bioquímica e professor da Asces.

A tese de mestrado do professor será em breve publicada e seu estudo sobre as propriedades anti-infecciosas do leite materno contribuíram para o avanço nas pesquisas sobre o desenvolvimento imunológico dos indivíduos.