Ao som de “Aquarela do Brasil” o Brasil se despediu da 15ª edição do Pan-Americano, realizado no Rio de Janeiro. Os mexicanos, próximos anfitriões da festa que deverá acontecer em Guadalajara, em 2011, deram uma importante contribuição com um pouco do folclore existente no país da América Central.

45 mil pessoas estiveram presentes no Maracanã sob mau tempo.  No início da celebração, a emoção tomou conta de todos em uma homenagem as cerca de 200 pessoas que perderam a vida na tragédia do avião da TAM, que caiu ao tentar pousar no aeroporto paulista de Congonhas.

Após o hino nacional brasileiro e o içamento da bandeira, o medalhista que emocionou a nação brasileira, Franck Caldeira, recebeu o ouro. Os nomes dos 42 países participantes e suas respectivas bandeiras adentraram então o gramado até chegarem ao centro do gramado.  A delegação Cubana foi a única surpresa. Não compareceu a cerimônia de encerramento. O motivo alegado. Uma possível deserção em massa.

A pira que queimou durante os 18 dias de competição foi apagada às 19h30 de Brasília. E o Rio de Janeiro, se despediu da maior das competições das Américas esperando sucesso na candidatura do Brasil para sede das Olimpíadas de 2016. Brasil terminou em 3º na classificação Geral de medalhas do Pan e mostrou que eventos de primeiro mundo podem acontecer e emocionar multidões.