Segundo um boletim do chefe dos serviços de nacionais de Saúde, divulgado nesta quarta-feira, na Romênia, a onda de calor que está assolando a Europa já fez 500 vítimas só na Hungria. Outras mortes também são registradas em outros países europeus. A onda de calor que devasta o sudeste da Europa está fazendo os termômetros quebrarem recordes.

A última semana registrou temperatura maior que 30 graus ma maior parte do país. Durante este período, a taxa de mortalidade aumentou 30 por cento no centro da Hungria em relação às médias anuais, anunciou o responsável pelos Serviços de Saúde, Ferenc Falus.

Na capital romena, Bucareste, os termômetros chegaram ontem aos 45 graus e as autoridades decidiram encerrar os serviços públicos e pedir às pessoas que não saíssem à rua. O mesmo valor foi registrado na vizinha Bulgária. 45 graus é habitualmente a temperatura média diurna de países como a Arábia Saudita.

Em contrapartida, no norte da Europa, o Reino Unido continua a ser assolado por inundações. 45 mil casas estão sem eletricidade, e os britânicos temem o pior, caso a central elétrica de Gloucester, no Sul de Inglaterra, for afetada pela subida das águas poderá provocar a quebra de energia em mais 200 mil habitações.

Estas são as maiores e mais graves inundações de que há memória no país desde os últimos 60 anos, sendo que a intensidade das chuvas já provocou também cortes no abastecimento de água, afetando cerca de 350 mil pessoas, o que levou ao encerramento de uma rede de distribuição de água.

Sobre o tema das mudanças climáticas e do aquecimento global estamos com a nova enquete. ‘Diante dos efeitos do aquecimento global o que você faz?’ . Responda e participe.