A prática de exercícios físicos começa no alongamento. Essa é a constatação dos principais especialistas no assunto. Além de contribuir para a melhora da flexibilidade corporal, o alongamento promove o estiramento das fibras musculares resultando no aumento do comprimento muscular e por conseqüência uma maior amplitude dos movimentos articulares.

Os benefícios promovidos ao organismo pelo alongamento muscular são constatados facilmente. Prevenção de lesões esportivas, melhora da consciência corporal, diminuição do estresse e das tensões musculares obtidas no decorrer do dia, sensação de bem estar, melhora da circulação sangüínea, auxílio no bom alinhamento postural e até no preparo do organismo para realizar outros tipos de atividades físicas.

Deve ser lembrado que os exercícios de alongamento devem ser feitos de forma lenta e cautelosa, haja vista que um alongamento inadequado pode resultar em sérias lesões, com respirações lentas e profundas para auxiliar no relaxamento corporal e na melhor oxigenação dos tecidos.

O profissional em Educação Física Manoel Júnior lembra que o alongamento muscular é primariamente uma questão de saúde preventiva. “A todo momento o ser humano precisa  estar flexível para as execuções das atividades diárias. O alongamento pode ser feito em qualquer horário do dia e não apenas antes dos exercícios físicos”, comentou o professor que também orienta atividades físicas na Academia Escola da Asces.

Para quem está interessado na prática de exercícios físicos a Academia Escola Asces está com suas inscrições abertas para a comunidade em geral. Com profissionais especializados, a academia presta atendimento e orientação sobre a prática desportiva da musculação. Funcionando nos horários das 6:00 às 09:30h e das 16:00 às 19:30h, no Campus Desportivo Tabosa de Almeida.