Mais um marco histórico para o Brasil. O 200º ouro em Pans foi conquistado nesta sexta-feira, 20, pela equipe brasileira, formada por Fernando Silva, Eduardo Deboni, Nicolas Oliveira e César Cielo, na prova do revezamento 4x100m livre.

E a natação que nesta edição do Pan vem trazendo bons resultados não é a modalidade esportiva com mais ouros conquistados.
O atletismo é campeão em medalhas com 36 vitórias. A natação vem em seguida, com 31. Iatismo (24), judô (21), tênis (13), tênis de mesa (10), remo (8), basquete (7), boxe e ginástica artística (6 cada), vôlei, hipismo e futebol (5 cada), ginástica rítmica (4), handebol e caratê (3 cada), pentatlo moderno, taekwondo e tiro (2 cada) e ciclismo, pólo aquático, esgrima, triatlo, vôlei de praia, canoagem e patinação (1 cada) completam a lista de medalhas de ouro do país na competição.

Os atletas que mais contribuíram para este número foram o ex-nadador Gustavo Borges e o mesa-tenista Hugo Hoyama, que compete no Pan de 2007, com oito ouros cada. Com sete ouros vêm, em seguida, o mesa-tenista Cláudio Kano (já falecido) e o ex-nadador Fernando Scherer, o "Xuxa".

Nesta edição o Brasil já foi medalha de ouro em Ginástica artística; Judô; Natação; e Taekwondo.