De 20 a 26 de julho, o Campus Desportivo Tabosa de Almeida, no bairro Universitário da Capital do Agreste, sediará a terceira edição do Festival do Programa Segundo Tempo. O projeto é fruto de parceria mantida entre a Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) e o Ministério do Esporte. A parceria conta também com a participação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e a Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste.

Renovado em dezembro passado, o convênio ampliou o número de escolas participantes para 21, situadas nos municípios de Agrestina, Altinho, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cumaru, Cupira, Garanhuns, Panelas, Riacho das Almas e São Caetano. A idéia é oferecer aos alunos da rede pública de ensino atividades lúdicas, esportivas e culturais no turno em que eles não estiverem em sala de aula. O objetivo é educar para a cidadania.

Na programação de abertura haverá apresentação de grupos de capoeira, dança mazurca, canto, brincadeiras de roda, ginástica cultural e quadrilha regional.

O tema do festival desse ano é “Esporte Educacional: o lúdico na inclusão social, na democracia e exercício da cidadania, na diversidade”. Durante o evento haverá campeonato de Futebol de Campo e de Salão, Basquete, Atletismo, Ginástica, Lutas, além de oficinas de teatro, coral, dança, poesia, contação de histórias, ação cidadã e de práticas pedagógicas. Os participantes se dividem em três categorias: De sete a nove anos; de 10 a 12 anos; e, de 13 a 17 anos.

Memória – Em julho de 2006, o II Festival do Programa Segundo Tempo no Agreste de Pernambuco reuniu mais de 3.000 participantes no Campus da Asces e contou com a participação do secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, João Chizoni.

III Festival do Programa Segundo Tempo no Agreste de Pernambuco
De 20 a 26 de julho de 2007, no Campus Tabosa de Almeida (Av. Portugal – s/nº – Caruaru/PE)