A cidade de Paris sai na frente no combate à poluição. A ferramenta que o chefe do poder executivo, Beltrand Delanoe, está usando nesta corrida é a bicicleta. Um plano intitulado Velib, utiliza aproximadamente 20 mil unidades deste tipo de veículo serão oferecidas aos pedestres da cidade, para melhorar o trânsito lento e estimular alternativas mais ecológicas de transporte.

"Nós nos demos conta que temos um problema de saúde pública (…) que faz com que devemos lutar contra a poluição nos centros urbanos e foi a decisão que tomamos para a cidade", declarou Delanoe no discurso de inauguração.

Qualquer um que tenha o cartão de transporte público de Paris pode pegar uma bicicleta para se deslocar para onde quiser. Após o uso, o veículo pode ser devolvido em qualquer um dos 750 bicicletários habilitados na cidade – não necessariamente no mesmo onde foi retirado.

A experiência já deu certo em outras cidades européias como Copenhague, Viena, Genebra, Barcelona e, na própria França, em Lyon.

O "vale-bicicleta" custará, por ano, 29 euros e a diária será um euro. O sistema permite o uso gratuito da bicicleta por 30 minutos. Assim, o que se pretende é que haja uma rápida rotação e, conseqüentemente, disponibilidade de bicicletas.

Segundo as previsões oficiais, o número de estacionamentos de bicicleta deve dobrar em seis meses para atrair 200.000 usuários regulares. Com isso, deverá haver um bicicletário a cada 300m.