Cerca de 10 mil pessoas participaram das atividades e conferências na 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), encerrada na sexta-feira (13/7), em Belém.

A reunião enfocou o tema “Amazônia: Desafio nacional”. De acordo com Marco Antonio Raupp, que tomou posse como presidente da SBPC durante a reunião, o conjunto das discussões feitas na extensa programação do evento indicou uma urgência: a necessidade de mais recursos humanos em ciência na região amazônica.

“Grande parte das exposições destacou a necessidade de se fazer mais pesquisa na Amazônia e de que haja investimentos para que esses recursos humanos sejam formados na região”, disse Raupp à Agência FAPESP.

A SBPC definiu que a próxima reunião anual, a 60ª, será realizada em Campinas (SP), que recebeu a primeira, em 1949. Em 2009, o evento retorna à região amazônica, em Manaus. 

Com a apresentação de 2,8 mil trabalhos, a 59ª reunião anual da sociedade foi realizada em conjunto com a Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&C) no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Ao todo, de acordo com a Polícia Militar, circularam cerca de 25 mil pessoas nos cinco dias do evento.

Com informações da Agência Fapesp