Foi anunciado nesta quinta, 12, em um artigo publicado na revista Nature, Water vapour in the atmosphere of a transiting extrasolar planet, a existência de água além do Sistema Solar. A suspeita dos cientistas foi confirmada. A substância química essencial a todas formas de vida, pode ser encontrada em planeta distantes.

O relato da presença de água se deu um pouco distante a terra, o fato acontece na  atmosfera do HD 189733b, um gigante gasoso que orbita uma estrela na constelação Vulpecula, ou Raposa, a 64 anos-luz do Sol

Com dados obtidos através do telescópio espacial Spitzer, foi verificado que, ao passar pelo seu sol, o planeta absorve luz de uma forma que só poderia ser explicada pela presença de vapor de água em sua atmosfera. A descoberta foi liderada pela cientista Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Européia e da University College London.

Longe de ser habitável, o HD 189733b, a descoberta mostra que a água pode ser muito mais comum do que se imaginava. serve de estímulo para que os autores do estudo continuem procurando o que mais desejam encontrar. “O ‘cálice sagrado’ para os caçadores de planeta é descobrir um planeta semelhante à Terra e que tenha água em sua atmosfera. Isso representaria uma evidência importante de que planetas além do Sistema Solar possam conter vida”, disse Giovanna.

O HD 189733b não tem nada a ver com a Terra. Trata-se de um gigante gasoso, cerca de 15% maior do que Júpiter. O HD 189733b está 30 vezes mais próximo de sua estrela do que a Terra do Sol, o que explica as temperaturas superficiais que chegam a 1.000 ºC.