Estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Prêmio Jovem Cientista, uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina.  A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, está oferecendo este ano, R$ 150 mil e bolsas de estudo para os vencedores. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro e o tema deste ano é ‘Educação Para Reduzir as Desigualdades Sociais’.

O resultado será divulgado em dois meses. Na categoria graduado (para pesquisadores que tenham até 39 anos), a premiação é de R$ 20 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro. O vencedor da categoria estudante do ensino superior (com idade até 29 anos) ganha R$ 10 mil. O segundo colocado leva R$ 8,5 mil e o terceiro R$ 7 mil.

O Prêmio foi criado em 1981 por meio de uma parceria entre a Gerdau, o CNPq, a Eletrobrás/Procel e a Fundação Roberto Marinho. No ano passado, a comissão recebeu 1.751 inscrições, sendo 268 na categoria graduado, 128 na categoria estudante do ensino superior e 1.355 na categoria estudante do ensino médio. Informações podem ser obtidas no site www.jovemcientista.cnpq.br.