Figurativamente representada por uma deusa que tem em uma das mãos uma espada e na outra uma balança que juntas simbolizam o equilíbrio, entre as partes envolvidas e a imparcialidade da justiça e a igualdade dos direitos, a profissão do Direito é uma excelente opção para quem quer seguir uma carreira dedicada à defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais.

A profissão permite várias escolhas em sua área de atuação. O bacharel em Direito tem a possibilidade de optar pela carreira Jurídica ou da Advocacia. No trabalho como advogado é preciso a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, e assim, será o responsável pela representação dos seus clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Já na carreira jurídica, o bacharel pode prestar concurso público e se tornar: Delegado de polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito ou Procurador.

Uma das principais características para o curso de direito é a ampla aquisição de conhecimentos. Entre as disciplinas estudadas estão: português, sociologia, filosofia, teoria do Estado, introdução à economia, além das disciplinas específicas do Direito como: Direito Internacional, Direito Civil, Direito Comercial, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Finanças, Medicina Legal, entre outras.

Entre as principais atividades do profissional do Direito estão:

– Como advogado: elaborar, reformar e analisar contratos; preparar e apresentar peças no interesse de empresas, instituições públicas etc.; representar o cliente nas relações empregado/empregador, em questões trabalhistas e nas ligadas à Previdência;

– Como delegado de polícia: entre outras atividades, preparar inquérito, chefiar os investigadores de polícia, fiscalizar os setores de armamento e de trânsito;

– Como integrante do Ministério Público, promotor: deve promover ações penais, investigar, fiscalizar, apurar responsabilidades, promover ações na defesa do consumidor, do meio ambiente etc.;

– Como integrante da Magistratura, juiz: poderá decidir conflitos, aplicar a lei, assegurar a proteção de direitos individuais (liberdade, manifestação de pensamento, intimidade, propriedade etc.).

Perfil do profissional de Direito:

O futuro bacharel em Direito deve gostar de ler, ser interessado em cultura geral, ter rapidez de raciocínio, boa memória, possuir elevado grau de associação, análise e coordenação de idéias, tudo voltado para a defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais.

A Associação Caruaruense de Ensino Superior é mantenedora da Faculdade de Direito de Caruaru, a primeira do Norte/Nordeste. Com 48 anos de tradição, a Asces já formou em quase meio-século de existência, ilustres personalidades nacionais e internacionais. Além de oferecer ainda para seus alunos as especializações nas áreas de Direito Empresarial e Direito Processual: Civil.