Com 38 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca, foi considerada como uma das sete maravilhas do mundo moderno pela eleição da New 7 Wonders Fundation. A votação aconteceu entre grandes outros monumentos históricos mundiais.  Localizado em um dos maiores parques urbanos do Brasil, o Cristo recebe a visita de cerca de 1,8 milhões de turistas por ano.

Planeada para assinalar os cem anos da independência do Brasil, em 1922, a obra só foi concluída em 1931 e desde 1937, a estátua do Cristo Redentor é considerada patrimônio histórico nacional, tendo-se transformado em 2006 em santuário católico, com a permissão para realizar casamentos e batizados no local.

Segundo os organizadores foram mais de 100 milhões de votos, mas ao redor do mundo a decisão não agradou tanto quanto deveria. Segundo o periódico espanhol El Mundo, o Brasil, com mais de 180 milhões de habitantes acabou sendo privilegiado pelo critério e por isso, a estátua do Cristo Redentor acabou eleita, enquanto que o monumental palácio muçulmano da Alhambra, na Andaluzia, e a Acrópole, na Grécia, não receberão o status.

O jornal diz que a escolha foi uma "farsa em escala global, um grande negócio de marketing marcado por simpatias nacionais".

Na França, o jornal Le Figaro criticou o "direito de voto", dizendo que estava limitado a um voto por endereço eletrônico, nada impedindo que a mesma pessoa utilizasse vários endereços para "rechear as urnas virtuais". A França concorria com a Torre Eiffel, que acabou ficando de fora.

O jornal alemão Berliner Zeitung diz que a ausência do castelo Neuschwanstein entre os sete escolhidos mostra que "o gosto mundial poderia ser mais refinado" e duvida que a nova lista se firmará. O jornal também lamenta a ausência da estátua da Liberdade.

O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira, em seu programa de rádio Café com o Presidente, que a eleição do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo é mais do que um combustível para o turismo brasileiro. “Acho que é justiça que se faz porque quem tem a oportunidade de conhecer, não apenas a imagem do Cristo Redentor, mas a gente vê toda a imagem do que cerca aquela beleza do Rio de Janeiro. Eu acho que tem poucos lugares do mundo mais bonitos do que aquele”, disse o presidente.

A eleição feita pela New 7 Wonders Foundation, criada em 2001 pelo antigo produtor suíço Bernard Weber, consagrou também como maravilhas do mundo a Grande Muralha da China; o Taj Mahal (Índia), monumento ordenado pelo imperador Shah Janan em honra à esposa; a antiga cidade de Petra, na Jordânia; a cidade inca Machu Picchu (Peru), a pirâmide de Chichén Itzá, localizada na península de Yucatán, no México e o coliseu de Roma.