As discussões sobre os crimes na Internet voltaram ao Senado depois da audiência pública, desta quinta feira, 05, que teve a finalidade de discutir o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em três projetos. O relato do perito criminal federal do Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, Paulo Quintiliano da Silva, afirmou que o volume de dinheiro movimentado pelos crimes cometidos na Internet já ultrapassa o do tráfico de drogas.    

De acordo com informações da Agência Senado, o perito disse que, atualmente, os criminosos da Internet tem como objetivo obter vantagens financeiras ilícitas por meio de fraudes. A prática era diferente nos primeiros crimes, pois, conforme explicou, os delitos eram cometidos com a finalidade de mostrar que era possível burlar a segurança. "No início, os criminosos eram mais românticos", disse.

A audiência pública se realiza juntamente com as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).