O BNDES aprovou, nesta quinta-feira (27), um financiamento de R$ 400 milhões para a construção da Arena Pernambuco, estádio que vai receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Além do estádio com capacidade para 46 mil torcedores, o projeto do Governo do Estado prevê ainda a construção da Cidade da Copa, que vai abrigar apartamentos, um hospital e imóveis destinados para comércio e serviços em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

Os recursos correspondem a 75% do investimento total, conforme limite estabelecido pelo programa BNDES ProCopa Arenas. O prazo de construção está estimado em 30 meses. A licitação para realizar a obra foi vencida pelo consórcio Cidade da Copa, formado por empresas da Odebrecht S/A.

A previsão é que sejam gerados 1,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos na fase de construção, e 1,1 mil diretos e 3,3 mil indiretos na fase operacional. Estima-se também a criação de 3 mil postos de trabalho para execução de projeto imobiliário com cerca de 9 mil unidades residenciais e comerciais.

O programa BNDES ProCopa Arenas recebeu, até o momento, seis pedidos de financiamento: Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além de Pernambuco. Todos já foram aprovados.

Fonte: pe360graus