A mais recente publicação do periódico científico Nature Medicine traz um artigo sobre a pesquisa dos cientistas da Centro Médico da Universidade Georgetown, EUA. De acordo com o artigo, foi descoberta uma forma de interferir no mecanismo que leva o ganho de gordura a partir de situações de estresse. Para evitar o processo, os pesquisadores criaram uma injeção capaz de reduzir a gordura em áreas isoladas do corpo de animais de laboratório.

O teste realizado com camundongos confirmou que situações estressantes ativam o ganho de peso nos animais, e afirmam que o processo, que se mostrou manipulável, pode explicar por que pessoas cronicamente estressadas ganham mais peso do que deveriam, com base nas calorias que consomem.

Os responsáveis pelo estudo dizem que ainda serão necessárias mais pesquisas antes que a técnica possa ser adaptada para o controle da gordura abdominal em seres humanos, mas as descobertas podem representar, de imediato, um alívio psicológico para pessoas estressadas que sentem que engordam mais do que seu consumo de alimentos poderia explicar, diz uma das cientistas envolvidas, Lydia Kuo.