16 atletas de Pernambuco já estão garantidos para o Pan-Americano 2007, no rio de Janeiro. O último resultado positivo para os pernambucanos veio do Troféu Brasil de Atletismo que aconteceu no fim de semana passado. Os últimos atletas a confirmarem vaga na maior competição da América foram Jessé Farias (salto em altura), Higlécia Clariane (400 m c/ barreira e no revezamento 4×400 c/ barreiras) e Ubiratan José dos Santos (5 mil metros)

Mesmo chegando em terceiro lugar, Ubiratan dos Santos garantiu a confirmação depois do tempo 13min49seg77, alcançados no GP de Fortaleza, em maio.

Já Higlécia Clariane também demorou para acreditar na conquista. Perdendo apenas para a líder do ranking dos 400 m c/ barreiras, Lucimar Teodoro, a pernambucana conseguiu a melhor marca de sua vida, batendo o segundo melhor tempo nacional do ano por apenas cinco centésimos de segundo.

Tanto ela como Ubiratan são da equipe pernambucana Funtec, que ficou em 4º lugar geral com três ouros, três pratas e dois bronzes.

Agora o Estado tem 16 garantidos no Pan. Os atletas se juntam a Larissa Lellys e Yane Marques (pentatlo moderno), Joanna Maranhão, Paula Baracho e Leonardo Guedes (natação), Jaqueline (vôlei), Teliana Pereira (tênis), Bárbara Michele (futebol) e Cecília Frej (tiro).