A produção científica é fundamental na formação superior. Ela acontece por meio da execução de projetos de pesquisas e da apresentação de trabalhos em eventos científicos. Geralmente, seus resultados são disseminados para a comunidade científica por meio da publicação de artigos em periódicos, livros e capítulos de livro, anais de eventos e, para a comunidade em geral, são divulgados por meio de ações e palestras.

Na Asces-Unita, o estudante pode encaminhar proposta para seleção do Programa de Iniciação Científica já a partir do segundo período do curso. A professora Ana Cecília Cavalcanti, coordenadora de Pesquisa da instituição, afirma que a Asces investe seriamente nessa área, oferecendo ao aluno a possibilidade de buscar conhecimento por meio das pesquisas e extensão. Algumas pesquisas são realizadas juntamente com instituições parceiras, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), hospitais da região e por meio de convênios institucionais, entre eles com a Fiocruz Brasil.

Ana Cecília aponta que há uma solidez quanto à execução dos projetos e obtenção de resultados relevantes para Caruaru e cidades vizinhas. Algumas pesquisas são realizadas devido à aprovação em edital, por meio de órgãos de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Anualmente, a Asces-Unita publica edital para que alunos e professores encaminhem projetos de pesquisa que são selecionados e desenvolvidos dentro do Programa de Iniciação Científica, hoje com 34 vagas disponibilizadas, nas áreas de saúde, humanas e sociais e engenharias.

A seleção é voltada para uma análise do projeto, avaliação curricular dos professores e dos alunos. Além do programa de Iniciação, o aluno/professor pode se envolver em outros dez grupos de pesquisa institucionalizados. Ana Cecília lembra que a instituição apresenta a política de bolsas de iniciação, que ofertam desconto nas mensalidades ou o valor em dinheiro, caso o aluno participe do Fies. “Em relação ao professor, o incentivo é por meio do acréscimo de hora/aula no seu horário individual. Além disso, a Asces-Unita tem uma Normativa de Ajuda de Custos para Estudantes e Professores da Instituição, que apresentarem trabalhos em eventos acadêmico-científicos”, destaca.

Alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na Asces-Unita vêm da articulação entre a pesquisa e a extensão. Ana Cecília diz que diante das necessidades observadas, projetos são elaborados e executados para suprir necessidades da comunidade, como o Águas do Agreste (PAA) e o Asces Sustentável (PAS), ambos institucionalizados. Um dos objetivos do PAA é avaliar a qualidade da água e alimentos das creches, ONGs e escolas, utilizando análises bacteriológicas laboratoriais para o melhoramento da saúde dos envolvidos. Já o PAS tem como objetivo tornar a Asces um modelo sustentável e possibilitou, por meio de pesquisas in vitro, a fitorremediação do rio Ipojuca, na região do parque São Francisco, onde foi observada a redução da poluição, tanto do ponto de vista físico-químico, quanto microbiológico.