Pacientes obesos têm mais chances de sobreviver a problemas cardíacos como infartos e angina do que os pacientes magros, quando submetidos a tratamentos adequados. A descoberta foi divulgada no European Heart Journal, por cientistas europeus nesta quarta-feira.

Para a conclusão da pesquisa, 1.676 pacientes obesos e de peso normal foram avaliados e acompanhados, após sofrerem ataques no coração ou de angina, que é o estreitamento das artérias coronárias.

Os participantes da pesquisa foram submetidos a uma angiografia coronária para identificar a extensão do problema, e em seguida tiveram as artérias esobstruídas. As conclusões publicadas indicam que os pacientes obesos, cuja tendência a desenvolver problemas cardíacos é bem maior, possuem três vezes menos chances de morrer em até três anos após o tratamento.

“Não há dúvida de que as pessoas obesas têm maior risco de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças das artérias coronárias", disse Heinz Buettner, coordenador da pesquisa. "Mas as evidências mostraram que, se submetidos ao tratamento correto, eles têm uma melhor recuperação comparada à das pessoas magras”, explicou ele.

Os autores dizem não ter obtido uma explicação clara para o fenômeno. Mas citam algumas hipóteses, como o fato de a gordura acumulada no coração ser maior entre os obesos, o que poderia proteger o órgão. Eles lembram que, apesar do possível "benefício", obesos têm riscos muito maiores de desenvolver problemas de saúde em geral.