Entre os 72 corpos encontrados em cemitério inca de Puruchuco, subúrbio perto de Lima, estava o de um ameríndio morto a tiros pelos conquistadores europeus por volta de 1536. Este é o primeiro caso conhecido de uma pessoa morta por uma bala no território do Novo Mundo, há 500 anos, no período da conquista espanhola das Américas. O anúncio foi feito em Washington, pela equipe de arqueologia auxiliada pela National Geographic Society.

Os cientistas têm quase certeza que um deles morreu após receber um tiro na cabeça. Outros dois corpos têm rastros de ferimentos a bala que ainda dependem de confirmação científica. Os indícios da presença de rastros de ferro ao redor do impacto do projétil na parte posterior do crânio, sem dúvida uma bala de mosquete, uma arma de fogo que começou a ser utilizada na Europa no início do século XVI.

Metade dos 72 corpos encontrados têm rastros de ferimentos provocados por uma violência extrema. "Alguns foram massacrados", afirmou o arqueólogo peruano Guillermo Cock. Os demais esqueletos encontrados, incluindo mulheres e crianças, não têm ferimentos visíveis. O arqueólogo sustenta a hipótese de que morreram por doenças trazidas pelos espanhóis e que eram desconhecidas no continente, como a gripe e a varicela.

A descoberta arqueológica será tema de um programa de televisão especial, "A grande rebelião inca", da National Geographic Society, que será exibido no dia 26 de junho nos Estados Unidos.

Com informações da National Geografic.