Depois de passar por Olinda e Recife, no último dia 12, a lanterna olímpica dos jogos, que traz o fogo da tocha dos jogos Pan-americanos, está de volta a Pernambuco. Nesta sexta-feira, 15, ela desembarcou em Fernando de Noronha por volta das 6h30, onde fica até o final da manhã. No arquipélago, a tocha será conduzida por 19 pessoas, em um percurso de 21 quilômetros. Em seguida, a tocha segue para Natal.

O caminho percorrido desta vez pela chama olímpica tem início com um revezamento de barco pela orla da ilha. Cinco condutores, entre eles estão os surfistas Patrick Tamberg e Edwilton Souza, além do professor de futebol Marcos Adriano e do jogador de vôlei Douglas Cordeiro.

A tocha olímpica está prevista para passar pelas praias da Biboca, Cachorro, Conceição, Morro do Pico, Boldró, Americano, Bode, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, até a Baía do Sancho, onde a tocha desembarca para iniciar um trajeto por terra.

Em seguida a tocha segue pela rodovia BR 363 e passa pelos pontos habitados da ilha. O ponto alto das celebrações está previsto para as 11h40, quando a pira será acesa na Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios.