A Confederação Brasileira de Tênis divulgou nesta quinta-feira, 14, a convocação das equipes masculina e feminina que disputarão os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho. A notícia pode decepcioar os fãs do esporte. Gustavo Kuerten, ex-número 1 do mundo, não foi convocado para os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

A decisão foi do quadro técnico formado pelo capitão Francisco Costa e pelos técnicos João Zwetsch e Thomaz Koch. Eles optaram pela convocação de Flavio Saretta, Thiago Alves e Marcos Daniel.

De acordo com Chico Costa, foi necessário levar em consideração os resultados dos torneios recentes para decidir os representantes do país, mas o retrospecto histórico dos três escolhidos também foi levado em consideração.

"Saretta foi chamado pela experiência em competições importantes; o Thiago e o Marcos, porque têm estado sempre entre os melhores do Brasil e merecem uma oportunidade de defender o país. O Marcos foi nosso número um durante todo o ano passado e vem conseguindo bons resultados em 2007. Já o Thiago é o melhor ranqueado no momento (135)”, afirmou.

Atual número 661 do mundo, Guga não entra em quadra desde abril, quando atuou com o Brasil nos confrontos contra o Canadá pela rodada final do zonal americano da Copa Davis. Com uma participação em Jogos Pan-americanos no currículo (95, em Mar del Plata), o catarinense treina otimista para retornar logo ao circuito.

“Falei com o Chico e expliquei que não vale a pena me precipitar, entrar numa disputa tão importante só por entrar. Neste momento, não estou pronto para competir. E mesmo que eu esteja, na época do Pan, não estarei tão bem quanto eles que estão jogando direto”, afirmou Guga.

Entre as mulheres, a definição foi menos dramática. Após a confirmação de Teliana Pereira com o título da Copa Bras-Onda, em Curitiba, a comissão-técnica formada por Didier Rayon, Alexandre Hocevar e Renato Messias precisou apenas dar o aval aos nomes que já eram esperados: Jenifer Widjaja, melhor do Brasil na atualidade (218 do mundo), e Joana Cortez.