No próximo 16 de junho é comemorada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007. A meta deste ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária. A segunda etapa será em 25 de agosto. A campanha acontece em uma parceria entre o Ministério da Saúde e todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais.

Em Pernambuco, aproximadamente 786 mil meninos e meninas que vivem em território pernambucano serão vacinados. Todos os 5,5 mil postos de saúde espalhados pelo Estado estarão abertos, das 8h às 17h. Em Caruaru, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que mais de 27 mil crianças recebam a vacina nos 92 postos de saúde espalhados pelo município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Oscar Capistrano, as campanhas contra a paralisia infantil em Caruaru sempre atingem o objetivo. “Além da mobilização feita durante a pré-campanha, todos os profissionais que atuam nas unidades da rede massificam o ano inteiro a importância de manter em dia o cartão de vacina da criança”, enfatiza Capistrano.

Desde 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas. A ação levou à erradicação da doença em território nacional. O último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba.

Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (sarampo, rubéola e  caxumba) , hepatite B e rotavirus. É necessário que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança.

Doença – A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo chegar à morte. O vírus é transmitido via fecal-oral e persiste até 17 semanas no ambiente. Cerca de 90% das pessoas acometidas pelo vírus não apresentam sintoma algum, mas podem espalhar a doença.

Apesar da paralisia infantil estar erradicada em Pernambuco há 19 anos, 13 países ainda registram circulação do vírus da poliomielite. Do início de janeiro até o dia 17 de abril desse ano, foram registrados 214 casos de poliomielite no mundo.