Em uma iniciativa pioneira, Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a implantar uma política pública de Direitos Humanos (DH). A ação faz parte de uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos que foi lançado em Pernambuco, nesta quarta-feira (13), na Assembléia Legislativa (Alepe).

A meta é fomentar o debate sobre DH nas salas de aula das 1105 escolas da rede estadual de ensino. O documento atende a uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) que traz sugestões de ações programáticas que servirão para orientar os estados na perspectiva da inclusão da educação de Direitos Humanos. “A intenção é discutir e implementar políticas públicas de inserção de minorias, educação indígena, inclusão do debate sobre DH nas instituições de ensino superior, de educação profissionalizante e ensino não-formal”, explica a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Aída Monteiro, que também é coordenadora do Comitê Nacional de Direitos Humanos.

Técnicos da Secretaria já começaram a ser capacitados desde o início do ano. Profissionais e gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE’s) e os educadores de apoio serão capacitados a partir de agosto.

Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.