A tocha dos Jogos Pan-Americanos já está em Pernambuco. A lanterna foi trazida em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e pousou no Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das nove e meia da manhã. A chama dos jogos foi entregue a João Paulo pelo ex-jogador de vôlei Bernard. Do Aeroporto seguiu de carro aberto do Corpo dos Bombeiros, CB, em direção ao Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda.

Recife é a nona capital a receber o símbolo que vai passar por 27 capitais até chegar ao Rio de Janeiro. Da prefeitura de Olinda a Tocha será conduzida por 46 quilômetros de Olinda até o Recife.

Ao todo serão 100 condutores, entre personalidades do esporte e de outros segmentos sociais (atletas, ex-atletas, para-atletas, artistas, formadores de opinião e estudantes). Cada um percorre aproximados 400 metros. 70 deles foram escolhidos pelo Comitê Organizador dos Jogos. Os outros 30 pelo Governo do Estado e as duas prefeituras.

O comboio da tocha, que percorrerá 30 bairros entre Olinda e Recife, inclui micro-ônibus e ambulância, e será acompanhado por batedores motorizados da CTTU e do Batalhão de Trânsito. Estão programadas duas paradas extras. A primeira acontecerá no Palácio do Campo das Princesas, onde o governador Eduardo Campos oferecerá uma festa.

A segunda parada é no Geraldão, quando alunos da rede municipal de ensino do Recife prestarão uma homenagem ao símbolo dos Jogos. As duas paradas acontecem à tarde. A previsão é de que a tocha chegue ao Marco Zero do Recife às 18h30.

A cota de adesão para trazer o revezamento da tocha foi compartilhada entre as duas prefeituras e o Governo do Estado. Ao todo, foram investidos R$ 56 mil, sendo 40% do Governo do Estado, 35% do Recife e 25% de Olinda.

Condutores – Quem terá a honra de abrir o desfile da tocha é o artilheiro Kuki, do Náutico. Os outros dois grandes clubes pernambucanos, Santa Cruz e Sport, serão representados por Russo e Carlinhos Bala, respectivamente. A atiradora Cecília Frej, que estará competindo no Rio, também terá a honra de conduzir a tocha, bem como o rabequeiro mestre Salu e o maestro Spok.

Thiago Marcos Santos Moura, para-atleta e campeão brasileiro no arremesso de disco e dardo e Suely Guimarães, recordista mundial no lançamento de disco também são atletas de destaque em Pernambuco escolhidos pelo Governo e prefeituras.

A volta da Tocha para Pernambuco será no dia na próxima sexta-feira, 15, em Fernando de Noronha.