O Ministério da Educação (MEC) recebe até às 21h deste sábado (9) pela internet as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferece 54.816 bolsas de estudos integrais e parciais para cursos que iniciam no segundo semestre deste ano para carentes em universidades particulares. A seleção é feita a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da renda per capita do candidato.

Para concorrer à bolsa integral é preciso ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 570,00); para bolsa parcial, três salários mínimos (R$ 1.140,00) e ainda o candidato tem que conseguir média superior a 45 pontos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006

Como as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, as instituições de ensino parceiras do programa devem possibilitar ao aluno o acesso gratuito à rede. A relação dos pré-selecionados será divulgada em 14 de junho no site do ProUni.

Incentivo
Para evitar que sobrem bolsas de estudo, como aconteceu no primeiro semestre deste ano (quando 34% das bolsas não foram preenchidas), o governo alterou algumas regras do programa: o MEC ampliou de cinco para sete o número de cursos que o candidato pode escolher na hora da inscrição e também já foi enviado ao Congresso Nacional um projeto que altera de 25% para 50% o percentual da mensalidade que pode ser pago com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), no caso de quem conseguir a bolsa parcial do ProUni. Segundo o MEC, sobram mais bolsas nas faculdades menos procuradas.