Criada em 1972 para marcar a Conferência de Estocolmo – a 1ª conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre ambiente já realizada, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 05, é mais um marco para uma possível conscientização global em busca de melhores condições climáticas.

O último relatório das Nações Unidas, divulgado nesta terça, diz que o derretimento das calotas polares, geleiras e da cobertura de neve de montanhas poderá afetar até 40% da população mundial, ao provocar a elevação do nível dos mares, enchentes e redução no suprimento de água potável e para irrigação.

Ambientalistas discordam das ações tomadas nesse dia comemorativo, por serem pontuais e não prestarem uma continuidade. Noticiários nacionais e internacionais apresentam propostas e efeitos. Mas o que realmente poderá acontecer se não houver uma conscientização mundial.

Na mesma data, Policiais Federais, em Caruaru, no Agreste do Estado, apreenderam 26 aves silvestres que estavam sendo comercializadas na Feira da Sulanca. A ação faz parte da Operação Rosa dos Ventos. Mostrando que a realidade é outra diferente do pretendido.

A sociedade civil organizada irá realizar nesta quarta-feira, 06, uma passeata saindo do Marco Zero de Caruaru até o rio Ipojuca. Lá está previsto para acontecer um abraço simbólico ao Rio. Na quinta-feira, 07, serão distribuídos mudas de vegetação marginal do Ipojuca para o plantio. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Caruaru e Asproma.

O Biólogo, José Luiz Aleixo, lembra que um dos primeiros passos que devem ser tomados para o futuro é a conscientização para a educação ambiental. “É preciso que o ser humano aprenda a utilizar a regra dos três erres (R‘s). Reduzir, reutilizar e reciclar, a partir daí teremos uma atitude mais proativa diante das situações”, disse o Biólogo.

Um exemplo de abandono
O Rio Ipojuca trouxe para a Região Agreste significativa contribuição em décadas anteriores.  Seus peixes e sua vida eram de grande importância para as comunidade que ali se estabeleceram. Atualmente, segundo dados da Agência de Planejamento e Pesquisas Pernambucanas, o Rio Ipojuca é um dos três rios mais sujos do Brasil.

Ipojuca
Sua nascente no município de Arcoverde (Serra das Porteiras), entre as localidades Pedreiras e Lagoa, a uma altitude de 876 metros. Segue a direção geral oeste-leste, da nascente até a cidade de Gravatá, onde inflete para sudeste, mantendo-se nessa direção até a desembocadura ao sul do Porto de Suape. Nesse percurso, o Ipojuca banha várias cidades dentre as quais se destacam Belo Jardim, São Caetano, Caruaru, Bezerros e Gravatá (no Agreste), Escada e Ipojuca (na Zona da Mata), recebendo das mesmas um volume elevado de poluentes ao qual se acresce a carga poluidora da atividade agroindustrial (usinas, destilarias e canaviais) localizada em sua bacia.