O Instituto de Ciência e Robótica na Universidade de Meiji, Japão, apresentou ao mundo, nesta segunda-feira, 04, o humanóide Kansei, capaz de exibir 36 expressões faciais. Os comandos são enviados para o robô através de um software: quando o usuário digita uma palavra o robô responde com a expressão.

O programa extrai associações de um banco de dados de 500 mil palavras e calcula o nível entre prazer e desprazer, indicando ao robô a expressão facil a ser feita.

A outra criação do professor Junichi Takeno se chama "MoNad", e é o primeiro do mundo capaz de reconhecer a si mesmo em um espelho entre inúmeros idênticos a ele. O laboratório do responsável pelas invenções fica em uma universidade localizada em Kawasaki, sul de Tóquio.

"Kansei" em japonês quer dizer sensibilidade.