Um grupo de cientistas em parceria com um estudante de design criaram uma coleção de roupa, que repele diversos tipos de bactérias, germes e até mesmo o pó. Os alunos são estudantes do curso de engenharia química da Universidade de Cornell, nos EUA.

A nova concepção de vestimenta inclui “nanopartículas”, no tecido com a função de reconhecer, encurralar e combater os mais variados tipos de vírus.

As roupas têm um aspecto comum, mas, segundo os seus criadores, não precisam ser lavadas, pois a sujeira é evitada pela rede de partículas, que medem entre cinco a 20 nanómetros e aderem automaticamente ao tecido de algodão.

Com as ameaças sentidas pelos EUA relativamente ao terrorismo mundial, o uso deste vestuário inovador poderá ser utilizado no combate aos atentados químicos ou biológicos.