A diretora do Programa Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, informa que 69 mil jovens com menos de 24 anos são afetados pela doença. Ela explica que por causa da idade, a escola é fundamental para orientar os jovens.

Os jovens que têm, em geral, a iniciação sexual entre os 14 e 16 anos preocupam mais. Neste momento é que é imprescindível o papel da escola na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. A informação foi dada pela diretora do Programa Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

O Ministério vem desenvolvendo ações para a diminuição desses índices. A distribuição de preservativos em nove mil escolas do Ensino Médio é uma delas. De acordo com a coordenadora, uma pesquisa mostra que metade dos jovens alega que não usou camisinha na última relação sexual porque não tinha o preservativo e 10% porque não tinham dinheiro para comprá-lo. Mariângela ressaltou que a distribuição de preservativos nas escolas de ensino médio conta com o apoio de 63% dos pais.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco indicam que mais de 10 mil pessoas contraíram a doença no estado, desde o início da epidemia, em 1983. Desse total, 4.156 morreram.