Aos 77 anos, o ex-atleta e ex-bancário, Wilson Gomes Carneiro vê, enfim, o seu feito ser reconhecido. O primeiro medalhista pan-americano do Brasil terá a honra de inaugurar o revezamento da tocha pan-americana Rio 2007, que começa em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, no próximo dia cinco.

O atleta que ganhou a medalha de prata no revezamento 4x100m em Buenos Aires 51, passou mais de 50 anos no esquecimento. Após uma reportagem de TV, Wilson voltou a ser reconhecido como um herói dos esportes.

“São 400m que terão, para mim, o mesmo valor dos 400m com barreira da medalha. Estou muito honrado em poder carregar a tocha. Só agora é que estou realmente gozando a conquista da primeira medalha pan-americana”, disse o aposentado que ainda lembrou de como eram os treinos de antigamente.

“O esporte hoje é muito mais valorizado do que na minha época. Naquele tempo, nós ganhávamos apenas pão com mortadela nos treinos. Hoje, é tudo diferente. Os atletas têm patrocínios e podem se dedicar muito mais. Eu quero é ajudar a engrandecer ainda mais o esporte e divulgar os Jogos Pan-americanos”, concluiu.