Pensando em analisar os principais grupos que deram origem à população brasileira, uma pesquisa realizada pelo cientista e geneticista Sérgio Danilo Pena, confirmou as teses históricas de colonização européia e traçaram os percentuais de cada descendência.

O projeto Raízes Brasileiras encomendado pela BBC Brasil analisou o DNA de nove afro-brasileiros: Daiane dos Santos, Milton Nascimento, Djavan, Neguinho da Beija-Flor, Frei David Santos, Ildi Silva, Obina, do Flamengo, Sandra de Sá e Seu Jorge.

Em uma das constatações comprovou que as porcentagens da ginasta são do ‘protótipo de brasileira’. Ou seja, foi Daiane quem apresentou as proporções mais equilibradas entre os três principais grupos que deram origem à população brasileira. Com 39,7% de herança africana, 40,8% européia e 19,6% ameríndia, a atleta disse que o resultado explica a diversidade na sua família e se mostrou orgulhosa por ter "um pouco de cada".

"A parte da família da minha mãe é muito estranha. Tem primo loiro, índio, ruivo, negro. É tudo misturado. É igual ao Brasil, ninguém é puro de nenhum lugar, é uma mistura de raças." disse em entrevista.

Para chegar às proporções ameríndia, africana e européia de Daiane, a equipe de Pena analisou 40 regiões do seu genoma para estimar uma média da composição genética.

Sérgio Pena calcula em 2,5% a margem de erro dos testes de ancestralidade genômica.

Os altos índices de genes vindos da Europa foram os dados mais surpreendentes da pesquisa. Mas toda essa miscigenação não é exclusividade das celebridades estudadas. De africano, índio americano e europeu todo brasileiro tem um pouco.