O aparelho, montado no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, contabilizará o número mensal de doações e de pacientes na fila de espera por órgãos. O painel faz parte das ações em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos, que começou nesta segunda-feira (26).

De acordo com o coordenador do Instituto Maurício de Nassau, que realiza o projeto, Sérgio Murilo Filho, a intenção é que, ao visualizarem o contador, as pessoas se sensibilizem e reflitam mais sobre o tema. “Vimos que a população ainda não tem o costume de conversar com suas famílias a respeito do assunto, o que hoje é uma das maiores causas da não doação”, afirmou o coordenador do projeto.

O painel é, segundo ele, uma tentativa de reduzir a negativa familiar, que chega a 50% e lidera o ranking dos fatos que inibem a doação de órgãos.

O contador de órgãos é dividido em duas partes. Uma delas mostra o número de pessoas que estão na fila de espera. A outra, a evolução de transplantes realizados mensalmente. “Ao visualizar esses números e ver a discrepância entre um e outro, as pessoas tendem a repensar sobre o assunto”, acredita Murilo Filho.

No contador, haverá ainda um painel com um coração. Quando tocado a pessoa ouvirá a seguinte mensagem: “Com esse gesto você salvará vidas. Aproveite e comunique a sua família que você é doador.”

Para o aposentado Ivaldo Firmino dos Santos, 66, a iniciativa diminuirá o sofrimento de muitos doentes que ainda aguardam por um transplante. “Em 2002 fiz um transplante de coração, depois de dez meses de espera na fila. Acredito que com esse trabalho de conscientização as coisas melhorem para quem ainda espera por um órgão.”

Fila

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, 3.376 pacientes aguardam na fila de espera, e apenas 678 órgãos foram doados este ano. “Apesar dessa diferença, ainda houve um aumento de 12,24% no número de doações em relação ao ano passado”, disse a coordenadora. Pernambuco é 6º Estado com maior número de doações do país.

Dos 3.376 enfermos, 1.845 esperam a doação de um rim. Outras 1.299 aguardam uma córnea. Estão na fila ainda, 169 pacientes na lista de espera por um fígado, 49 por medula óssea, nove por coração e cinco por um pâncreas.
O Instituto Maurício de Nassau, que já instalou um contador de homicídios em 2007 e um impostômetro em 2009, no Recife, também implantará o contador de doações de órgãos, hoje (28) em Salvador (BA).

Fonte: UOL