Dois professores da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, tiveram seus artigos selecionados para apresentação no 11º Congresso Internacional de Direito Ambiental: Meio Ambiente e Acesso à Justiça, que vai acontecer em São Paulo, entre os dias 30 de maio e primeiro de junho de 2007. Ademário Tavares e Clarissa Marques, coordenador e coordenadora adjunta do curso de Direito, respectivamente, viajam ainda esta semana para defenderem suas teses.

Em uma das mesas redondas o coordenador do curso de Direito da Asces vai apresentar seu artigo intitulado "Estrutura federal e proteção ambiental no Brasil: bases constitucionais para o desenvolvimento de sistemas de colaboração", e ele próprio destaca a importância. "Hoje, o Direito Ambiental é visto como uma possibilidade para as administrações públicas e eu entendo que não deve ser assim. Entendo que os estados, a união e os municípios têm a obrigação de prestar a colaboração para a efetiva proteção para o meio ambiente. Um exemplo bem simples: Na hora de cobrar multas ambientais, todos querem aplicá-la para ficar com os recursos, mas na hora que é para se responsabilizarem por alguma ação efetiva, nenhum dos órgãos assume e a responsabilidade fica sendo repassada", comentou Ademário que se mostrou entusiasmado com o evento.

"Estou com uma grande expectativa. Esta será uma possibilidade de apresentar para especialistas parte de meu projeto para doutorado e tenho certeza que será muito proveitoso", concluiu.

A coordenadora adjunta do curso de Direito, Clarissa Marques, também vai apresentar sua tese no Congresso. Com o trabalho “Estudo de Impacto Ambiental: Instrumento constitucional de prevenção”, Clarissa quer aproveitar o evento para afiar o conteúdo da tese de seu mestrado que é ligado à área. “É gratificante por estar divulgando o conteúdo que desenvolvemos, além de oferecer nossa contribuição como pesquisadores, além de fazer parte a minha dissertação de Mestrado e refletir as pesquisas desenvolvidas na Asces”, disse a professora.

"Um estudo dessa natureza é realizado fundamentalmente como um instrumento de prevenção. Para que possamos saber agir antes que maiores problemas possam ser causados", concluiu a coordenadora adjunta.